Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

COORDENADAS GEOGRÁFICAS 4ª SÉRIE

O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo famoso pensador e geógrafo grego Ptolomeu, um círculo completo é dividido em 360 graus (360°).

O paralelo principal é a linha do Equador, que possui latitude 0º e divide o globo terrestre em dois hemisférios: Norte e Sul. Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º. Observe a figura a seguir.







O meridiano de Greenwich, por convenção, foi estabelecido como meridiano principal. Esse meridiano (0º) e o seu anti-meridiano (180º) dividem o globo terrestre em dois hemisférios: Leste (oriental) ou Oeste (ocidental). Assim, longitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude pode ser Leste (L) ou Oeste (O) e vai de 0º a 180º. Observe a figura a seguir.







A interseção, ou seja, o cruzamento de um paralelo e de um meridiano indica a coordenada geográfica de um ponto sobre a superfície terrestre. Temos, a partir disso, a latitude e a longitude, com os quais se pode localizar com precisão, com exatidão, algo na superfície terrestre, seja num continente, numa ilha, ou num oceano. Ouro preto, MG, por exemplo, está localizada, aproximadamente, a 20º de latitude Sul e 44º de Longitude oeste. Em tempo, o nome do meridiano de Greenwich deriva da localidade na região metropolitana de Londres, onde fica o Observatório Real de Greenwich.

SE DIVIRTA E APRENDA COM O JOGO DAS COORDENADAS. BOA DIVERSÃO!!!
http://edumed.no.sapo.pt/JogoCooGeo.htm



FONTES:
pt.wikipedia.org/wiki/Coordenadas_geogr%C3%A1ficas - 52k
www.educacao.uol.com.br

2 comentários: