Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

AS ORIGENS DA COZINHA BRASILEIRA

Na formação do nosso povo, os costumes e tradições como lendas, músicas, danças, foram se incorporando aos poucos em nossa cultura. Da miscigenação (mistura de povos) nasceu um povo com uma identidade cultural própria.



Não poderia ser diferente quanto a Culinária do Povo Brasileiro, uma mistura de sabores que se utiliza de uma variedade de inflências dos povos que aqui viveram, os índios, os negros e os europeus.
  • Podemos destacar que os índios contribuiram com o milho, a mandioca e diversas frutas como açaí, guaraná, buriti, no qual se faziam sucos. Outras contribuições além da caça e da pesca, foram os produtos derivados da mandioca como a farinha, muito utilizado pelos portugueses e africanos para fazer pirão e a tapioca, muito utilizado para fazer mingau e beju.
  • PAÇOCA


TAPIOCA


MOQUECA DE PEIXE
  • Os portugueses quando se instalaram aqui no Brasil trouxeram animais que não existiam aqui como a galinha, o porco, o boi. Trouxeram também o pão, os bolos e os doces feitos com ovos e frutas.

Verduras como a couve, a alface, o pepino e a abóbora, condimentos como o alho, a cebola, o cominho e o gengibre também foram contribuições dos portugueses a nossa culinária.

VINHO


QUINDIM

PÃO



  • Os africanos quando vieram para o Brasil eram dotados de uma vasta sabedoria culinária e trouxeram contibuições importantes para a nossa culinária como o azeite-de-dendê, que é utilizado em inúmeros pratos típicos brasileiros. Trouxeram também frutas como banana, manga, a cana-de-açúcar, o coco.
O quiabo, inhame, erva-doce, gergelim e a pimenta-malagueta, a uva, o figo, a maçã, o melão e a melancia também foram importantes contribuições dadas pelos africanos a nossa culinária.

FEIJOADA
ACARAJÉ


Quem nunca comeu Pizza levante a mão!!!!!




  • Cerca de 100 anos atrás, vieram para o Brasil pessoas de várias partes do mundo, eram os imigrantes, como alemães, japoneses, espanhóis, italianos.
Eles vieram em busca de oportunidades de trabalho, e muitos fugiram do seu país em busca de seus sonhos, de uma vida melhor. Eles trouxeram hábitos e alimentos que se misturaram aos que já existiam aqui, criando novos pratos e sabores.
Podemos destacar a esfiha( árabe), a macarronada e a pizza (italiana), pão (portuguesa), sushi (japonesa) etc.

ESFIHA



QUIBE

SUSHI



SASHIMI
Hoje podemos perceber que cada região e estado do Brasil desenvolveu sua própria culinária, tendo seus pratos típicos, que são feitos da mistura de ingrediente e hábitos culinários desses povos.
CHIMARRÃO

COMIDAS TÍPICAS BRASILEIRAS


FONTES:

Projeto Buriti 3º ano; Ed. Moderna.
g1.globo.com
COMENTE:
Música de Chico Buarque de Holanda.
"Mulher / Você vai fritar / Um montão de torresmo pra acompanhar / Arroz branco, farofa e a malagueta / A laranja-bahia ou da seleta / Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão / E vamos botar água no feijão."
  • Chico Buarque nos dá a receita de um dos pratos mais típicos do país: a mistura de feijão preto, pedaços de carne de porco, arroz, couve e farofa.
De que prato típico Chico Buarque está se referindo?
Você sabe a origem desse prato?

4 comentários:

  1. Interessante, apesar de algumas notas incorretas, como terem sido os africanos a introduzir a banana e a cana de açúcar no Brasil.
    Há que lembrar que os portugueses já percorriam os mares desde o século 14, bem antes do achamento do Brasil.
    A cana de açúcar foi introduzida na ilha da Madeira cerca de 1452 por ordem do Infante D. Henrique e há relatos de produção de banana na mesma ilha da Madeira, no início do séc 16. Ou seja, cerca de 100 e 50 anos antes do início da escravidão africana no Brasil.
    E que dizer das ancestrais feijoadas portuguesas em que a diferença é - apenas - a não utilização de feijão preto?
    E... uva, figo, maçã, melão e melancia - frutos originários da bacia do Mediterrâneo - contribuições dos africanos??? Só por piada 'né?
    P'ra entender quem os introduziu no Brasil basta somar 2+2!!!

    ResponderExcluir