Páginas

domingo, 11 de julho de 2010

O VESTUÁRIO - AULA DA 2ª SÉRIE - 06/06/2010






Há milhares de anos, os seres humanos sentiram a necessidade de se protegerem do frio e dos perigos do ambiente, então utilizando agulhas feitas com ossos de animais eles faziam suas roupas.









Mais tarde, eles aprenderam a tecer materiais como linho, algodão, a seda e a lã, no tear manual.







Com o tempo as pessoas perceberam que as roupas também serviam para identificá-las, o que elas faziam e a que classe social pertenciam como por exemplo, os tecidos mais finos como linho e a seda, eram usados pelos nobres, bem como a cor vermelha nos tecidos eram utilizadas somente pela nobreza, enquanto que o tecido de algodão eram utilizados pelos camponeses.


















Cerca de 250 anos atrás na Inglaterra, foram inventadas máquinas que produziam tecidos rapidamente e em grande quantidade, era os teares industriais. Em seguida, a costura ficou ainda mais fácil com a invenção da máquina de costura, deixando de ser feita a mão.















O conjunto formado por roupas, acessórios e calçados é chamado de vestuário, elas servem de fontes históricas, pois contam a história dos povos, seus costumes e tradições.














O vestuário vai depender da geografia, do clima do lugar onde se vive, por exemplo, no deserto do Saara, os Tuaregues vestem roupas leves que cobrem todo o corpo para se protegerem do sol forte, no Ártico os Inuítes se vestem com roupas muito quentes, algumas feitas com peles de animais para se protegerem do frio.
















As roupas também se adequam as estações do ano e aos lugares em que estamos. No verão ou primavera, usamos roupas leves, no inverno, roupas mais quentes. Diferentes roupas são usadas em diferentes ocasiões e lugares, como, por exemplo, trabalho, escola ou casa. Quando vamos a uma formatura ou casamento usamos roupas mais sociais, enquanto que ao irmos à praia, usamos roupas de banho.

Fonte:Projeto Buriti: história/ organizadora Editora Moderna. 1ª ed. - São Paulo: Moderna, 2007

COMENTE:

  • Como você gosta mais de se vestir? Qual a ocasião, ou estação do ano que você mais gosta para produzir seu vestuário?

Um comentário:

  1. As roupas tambem

    descrevem onde vamos ou a nossa cultura

    Igor Couto 2°Serie

    ResponderExcluir